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Prof. Paulo Eduardo de Oliveira

Consultoria Educacional

Estratégias de Sucesso na Captação e Fidelização de Estudantes

Curso Avançado para Gestores Educacionais 

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A captação e a fidelização de estudantes constituem o "calcanhar de Aquiles" das instituições. Disso depende a sustentabilidade da escola e sua permanência no mercado educacional. 

 

Este curso foi desenvolvido especialmente para quem deseja fortalecer a presença e os resultados da sua instituição em um mercado educacional cada vez mais competitivo, que exige um estilo de marketing educacional diferenciado, eficaz, ético e relevante.

 

Partimos da convicção de que o marketing educacional tem exigências próprias, diferentes de qualquer outro segmento de mercado. Ele implica não apenas "expertise em marketing", mas, especialmente, "expertise em educação". Por isso, não basta aos gestores educacionais simplesmente entregar o serviço de marketing a uma agência: é preciso um processo integrado que envolve, em primeiro lugar, as equipes internas da própria escola.

 

A partir dessa convicção, desenvolvemos um curso composto por duas grandes partes:

 

1) Na primeira parte, vamos tratar dos elementos pedagógicos estratégicos que constituem a base, o fundamento do marketing educacional. Acreditamos que a escola precisa, em primeiro lugar, construir os elementos concretos da excelência pedagógica, para somente depois exibi-los em campanhas de marketing. Sem isso, o marketing torna-se vazio e pode, inclusive, ser entendido pelas famílias como algo enganoso. Portanto, nesta primeira parte do curso, vamos entender que o marketing educacional começa precisamente na excelência da educação que a instituição oferece.

 

2) Na segunda parte, vamos tratar dos elementos mercadológicos do marketing educacional. Seguindo nossa convicção, acreditamos que a escola que constrói uma base pedagógica sólida tem mais propriedade (e direito) de divulgar sua imagem para o público. É isso que faz toda a diferença na eficácia dos processos de atração e fidelização de estudantes, como demonstramos largamente em nosso livro “Muito além do marketing: os fatores invisíveis da captação e fidelização de estudantes”. Muito embora a educação não deva ser considerada como mero "produto" de venda convencional, alguns elementos da "arte de vender" servem para inspirar as ações de marketing da escola. 

 

Nosso propósito é que, ao final do curso, os participantes compreendam que o marketing educacional eficaz e autêntico não é feito apenas de campanhas pontuais, mas da construção de uma cultura institucional orientada por propósito, consistência e visão de longo prazo. O desafio final é consolidar práticas que transformem o marketing em uma ferramenta de fidelização contínua, melhoria institucional e fortalecimento da missão educacional.

 

 

Diferenciais deste Curso

 

  • Foco em resultado: isso significa atenção dirigida para a melhoria da oferta de educação de excelência, por parte das instituições, assim como melhoria dos índices de atração e fidelização de estudantes.

 

  • Visão sistêmica da questão do marketing educacional, considerando a escola como um todo.

 

  • Conteúdo denso, atualizado e relevante, com profundo embasamento técnico-científico.

 

  • Abordagem voltada para a realidade do cotidiano da escola, evitando-se generalizações ou abstrações.

 

  • Linguagem acessível, em "idioma pedagógico", com exemplos concretos e aplicáveis ao cotidiano da escola.

 

  • Docente altamente capacitado: o curso é apresentado integralmente pelo Prof. Paulo Eduardo de Oliveira, educador e gestor educacional, com 35 anos de atuação na área da educação. É um curso de educador para educador!

 

  • Encontros online ao vivo, que permitem a interação dos participantes com o docente, além de oferecer total liberdade para os participantes estarem em qualquer local de sua preferência.

 

  • Material de formação e estudo complementar, com denso conteúdo (em formato digital).

 

  • Carga horária significativa: 32 horas de aprendizagem, distribuídas em 8 encontros de 4 horas cada, sendo 2 encontros semanais.

 

  • Inscrição corporativa: cada inscrição permite a participação de até 5 pessoas da mesma instituição. O objetivo disso é favorecer que a equipe de gestão possa estar alinhada na compreensão e na prática do marketing institucional.

 

  • Certificado individual de participação.

 

  • Público qualificado: apenas gestores educacionais (mantenedores, diretores, coordenadores pedagógicos, gestores de marketing, gerentes de unidades educacionais).

 

  • Investimento com a melhor relação custo x benefício.

 

 

Conteúdo do Curso

 

 

Parte 1: Fundamentos Pedagógicos Estratégicos do Marketing Educacional

 

 

1. Marketing Educacional: Limites e Possibilidades

O papel do marketing ético e com propósito pedagógico no universo escolar.

 

  • O que é e o que não é marketing educacional.
  • Ética e legislação na comunicação escolar.
  • Marketing como ferramenta de fortalecimento institucional.
  • O risco do mau uso do marketing em instituições de ensino.
  • O papel estratégico do marketing na gestão educacional.

 

 

2. Imagem Institucional x Essência Pedagógica
Como alinhar o discurso de marketing à prática pedagógica concreta da escola.

 

  • Diagnóstico da imagem institucional.
  • Coerência entre discurso e prática.
  • A construção de marca a partir da identidade pedagógica.
  • Comunicação interna como base da reputação externa.
  • A importância de evitar o marketing vazio e, por vezes, ilusório.

 

 

3. A Fidelização como Resultado da Excelência Pedagógica
Mais do que apenas captar, é preciso fidelizar.

 

  • Fatores que promovem a fidelização escolar.
  • Relacionamento contínuo com as famílias.
  • Indicadores de satisfação e permanência.
  • Pós-matrícula como parte essencial do marketing.
  • Cultura de melhoria contínua e busca da satisfação das famílias.

 

 

4. Projeto Pedagógico como Pilar da Identidade Escolar
Mais que um mero documento: um projeto comunicado, compreendido e vivido no cotidiano da escola.

 

  • Redação clara e autêntica do PPP.
  • Participação da comunidade escolar no projeto.
  • Comunicação estratégica do PPP para o público externo.
  • Projeto pedagógico como diferencial competitivo.
  • Atualização e avaliação periódica.

 

 

5. Clareza de Propósito Institucional
A escola precisa saber e mostrar quem é e onde quer chegar.

 

  • A importância da definição clara e consistrente da missão, da visão e dos valores.
  • Cultura institucional viva e praticada.
  • Comunicação do propósito nos canais oficiais.
  • Engajamento da equipe com os princípios institucionais.
  • Coerência entre propósito e decisões estratégicas.

 

 

6. Educação Integral de Cidadãos Éticos e Críticos
Educar para além do conteúdo acadêmico.

 

  • Educação integral como diferencial pedagógico: como ir além do discurso.
  • Educação ética e democrática no cotidiano escolar.
  • Projetos interdisciplinares com foco em valores.
  • Formação humana integral como reforço da marca institucional.
  • Vivência diária e comunicação de valores.

 

 

7. Currículo Vivo e Atualizado para os Desafios do Século XXI
Proposta curricular com significado e profundidade pedagógica.

 

  • Atualização curricular permanente.
  • Competências socioemocionais no currículo.
  • Educação digital e pensamento crítico.
  • Sustentabilidade, diversidade, inclusão e direitos humanos.
  • Comunicação efetiva do currículo para as famílias.

 

 

8. Escola como Agente de Responsabilidade Social e Ambiental
A responsabilidade social e ambiental como posicionamento institucional.

 

  • Projetos sociais e comunitários escolares.
  • Sustentabilidade no cotidiano escolar.
  • Participação da escola em causas locais.
  • Comunicação de impacto social e ambiental.
  • Valor institucional associado à consciência cidadã.

 

 

9. Metodologias Ativas e Significativas
Não basta aderir a modismos metodológicos: é preciso consistência pedagógica.

 

  • Aprendizagem ativa e significativa: diferencial estratégico.
  • Formação docente para a inovação metodológica.
  • Avaliação da eficácia das metodologias inovadoras.
  • Comunicação transparente sobre práticas pedagógicas inovadoras.
  • Inovação pedagógica autêntica como fator de atração de estudantes.

 

 

10. O Gestor como Líder Pedagógico e Institucional
Da administração burocrática à liderança pedagógica autêntica.

 

  • Perfil de liderança no contexto educacional.
  • Comunicação estratégica do gestor.
  • Liderança participativa e ética.
  • Influência da gestão na imagem institucional.
  • O gestor como porta-voz da escola.

 

 

11. Corpo Docente Engajado como Potencializador da Imagem Institucional
O marketing mais eficiente é aquele vivido na sala de aula.

 

  • Atuação docente como fator de construção da imagem institucional.
  • Alinhamento da equipe com a proposta da escola.
  • Professores como influenciadores da marca.
  • Formação continuada e pertencimento do corpo docente.
  • Visibilidade da prática pedagógica docente.

 

 

12. Relações Humanas e Clima Escolar como Diferenciais de Permanência
As pessoas escolhem e permanecem em razão dos vínculos humanos estabelecidos.

 

  • Diagnóstico de clima organizacional.
  • Projetos de convivência, acolhida e empatia.
  • Gestão de conflitos com escuta ativa.
  • Relações como critério de escolha para as famílias.
  • Vínculo afetivo como fator de atração e fidelização.

 

 

13. Ambiente Escolar que atrai e fideliza
O impacto do cenário interno na percepção das famílias e dos estudantes.

 

  • O ambiente fala e revela a imagem da instituição.
  • Layout físico e simbólico da escola.
  • Cultura do cuidado e do bem-estar.
  • Identidade visual coerente com os valores.
  • Gestão da experiência do visitante na escola.

 

 

14. Escuta Ativa de Famílias e Estudantes
Cultura da escuta como valor institucional.

 

  • Ferramentas de escuta (pesquisas, rodas de conversa, serviço de atendimento à família).
  • Mais do que apenas ouvir, é preciso responder e agir.
  • Análise e devolutivas de resultados.
  • Gestão de reclamações como oportunidade.
  • Escuta como fonte de inovação.

 

 

15. Comunicação Autêntica e Coerente
Transparência e verdade como pilares da reputação institucional.

 

  • Discurso autêntico, realista e inspirador.
  • Padronização e identidade da comunicação.
  • Atenção ao feedback do público como parte do processo comunicativo.
  • Linguagem acessível, empática e significativa.
  • O risco dos ruídos de comunicação no âmbito educacional.

 

 

16. Desempenho Acadêmico com Propósito
Números são importantes, mas precisam ter significado.

 

  • Indicadores acadêmicos interpretados com propósito.
  • Comunicação ética de resultados.
  • A relação entre resultados e projeto pedagógico.
  • Acompanhamento individualizado dos estudantes como diferencial.
  • A missão de educar para além das meras aprovações.

 

 

17. Planejamento Estratégico com Foco Educacional
A estratégia precisa estar a serviço da proposta pedagógica.

 

  • Planejamento integrado entre marketing e gestão pedagógica.
  • Indicadores institucionais baseados na missão, visão e valores.
  • Alinhamento da comunidade educativa ao planejamento.
  • Tomada de decisão orientada por dados educacionais e pelo projeto institucional.
  • Revisão periódica do plano estratégico: sinal do dinamismo institucional.

 

 

18. Diagnóstico Institucional Profundo
Olhar para dentro antes de comunicar para fora.

 

  • Ferramentas de autoavaliação institucional.
  • Escuta da comunidade interna.
  • Benchmarking e análise de desempenho.
  • Diagnóstico de imagem institucional.
  • Evidências e percepções realistas como base do planejamento e da tomada de decisões.

 

 

19. Verdade Institucional como Valor de Marca
Prometer apenas o que se pode cumprir fortalece a reputação.

 

  • Transparência como atitude estratégica em processos pedagógicos e administrativos.
  • Comunicação ética e realista.
  • Gestão de expectativas na comunicação institucional.
  • O risco de crises causadas por marketing exagerado.
  • Comunicação e compromisso com a entrega: os pilares da confiança.

 

 

20. O Marketing como Expressão da Identidade Institucional
A melhor propaganda é ser, com autenticidade, aquilo que se é.
 

  • Posicionamento institucional autêntico.
  • Comunicação integrada à proposta educacional.
  • Alinhamento entre marketing e gestão pedagógica.
  • A construção do sucesso baseado na essência institucional.
  • A marca da escola como propósito educacional.

 

 

Parte 2: Elementos Mercadológicos Aplicados à Educação

 

 

21. Novo Perfil das Famílias e Expectativas na Escolha da Escola
Entender o público é o primeiro passo da estratégia.

 

  • Mudança geracional nos decisores.
  • Valores e expectativas das famílias contemporâneas.
  • Critérios de escolha de uma escola.
  • Pesquisa de personas.
  • Comunicação ajustada ao perfil das famílias.

 

 

22. Posicionamento Estratégico e Diferenciação no Mercado
O que faz sua escola ser única e reconhecida.

 

  • Análise SWOT educacional.
  • Escolas de nicho vs. escolas generalistas.
  • Construção do diferencial competitivo.
  • Branding educacional: o poder estratégico da marca.
  • Coerência entre discurso de diferenciação e entrega.

 

 

23. Pesquisa de Mercado, Concorrência e Território
O poder de tomar decisões com base em dados e contexto local.

 

  • Levantamento de concorrência direta e indireta.
  • Geomarketing educacional.
  • Avaliação da demanda por segmento.
  • Posicionamento geográfico e cultural.
  • Ferramentas digitais de análise territorial.

 

 

24. A Escola como Marca: Reputação e Valor Percebido
A construção de uma marca sólida começa de dentro para fora.

 

  • Identidade visual e narrativa institucional.
  • Experiência da marca em todos os pontos de contato.
  • Gestão da reputação online e offline.
  • Avaliação da imagem perante o público.
  • Cultura organizacional como base da marca.

 

 

25. Estratégias Comerciais para Escolas
Marketing e comercial trabalhando juntos, com ética e foco pedagógico.

 

  • Jornada da família até a matrícula.
  • Técnicas de atendimento e conversão e abordagens não agressivas.
  • Funil de marketing para escolas.
  • Pós-visita como etapa decisiva.
  • Indicadores de conversão.

 

 

26. Da Estratégia ao Resultado: Métricas do Marketing Educacional
Resultados mensuráveis da perfomance institucional.

 

  • Indicadores de marketing e captação.
  • ROI e performance de campanhas.
  • Ajuste de estratégias a partir de dados.
  • Indicadores pedagógicos integrados ao marketing.
  • Integração com ferramentas de CRM.

 

 

27. Marketing Digital vs. Marketing Tradicional
O que funciona no cenário educacional atual.

 

  • Investimentos inteligentes em mídia digital.
  • Papel da mídia tradicional em contextos locais.
  • Estratégias híbridas e multicanais.
  • A importância do marketing de conteúdo para escolas.
  • Conteúdo de valor nas redes sociais.

 

 

28. Campanhas de Captação: Planejamento e Execução
Da teoria à ação com foco em resultado e relevância.

 

  • Planejamento de campanhas.
  • Calendário estratégico de captação.
  • Segmentação de públicos.
  • Ações internas x externas.
  • Modalidades de Captação.

 

 

29. Presença Digital de Alta Performance
Como fazer a escola ser vista, lembrada e desejada de forma online.

 

  • Site como ponto central da estratégia digital.
  • Gestão de redes sociais com identidade e propósito relevante.
  • Google Ads e SEO para escolas.
  • Anúncios segmentados e testes A/B.
  • Avaliação da performance digital.

 

 

30. Fidelização como Parte da Estratégia de Captação
Quem permanece também atrai novos estudantes.

 

  • Cultura de pertencimento.
  • Programas de indicação de alunos.
  • Relacionamento contínuo com famílias.
  • Experiência do aluno como diferencial.
  • Métricas de evasão e estratégias de contenção.

 

 

31. Avaliação de Desempenho em Captação e Fidelização de Estudantes
Como medir, aprender e evoluir a partir do marketing educacional.

 

  • Indicadores de desempenho em captação e fidelização.
  • Relatórios analíticos e painés de resultados.
  • Feedbacks qualitativos de visitas e atendimentos.
  • Ciclo de melhoria contínua.
  • Planejamento baseado em resultados.

 

 

32. Cultura de Sustentabilidade Institucional

Processos de marketing como estratégia permanente. 

 

  • Ciclo contínuo de captação, fidelização e encantamento das famílias e dos estudantes.
  • O marketing como eixo transversal da gestão escolar.
  • Governança institucional e tomada de decisão baseada em dados.
  • Gestão da inovação e adaptação contínua.
  • Legado e reputação: o que a escola entrega ao longo do tempo.
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Com este curso, sua equipe estará mais preparada para resultados surpreendentes na atração e fidelização de estudantes.

 

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